Vou iniciar um negócio! Por onde começo?

Depois de definido o seu primeiro canvas, que vai consolidar o modelo de negócios que você visualiza para sua empresa, é hora de partir para a análise de mercado. Tanto para aqueles que irão abrir um negócio, como para os empresários que já estão atuando, acompanhar o mercado é fundamental para a manutenção e crescimento da empresa. Falamos tanto sobre acompanhar o mercado, estar atentos as mudanças de mercado, mas essa palavrinha não é clara para todos.

E então, o que é esse negócio de mercado?
Mercado é o movimento formado demandantes, que são as pessoas ou empresas que querem comprar algo e os ofertantes, que são pessoas ou empresas que querem vender algo. Esse movimento é de constante interação e mudança, por isso a importância de estar atento nos principais fatores do mercado que são: Clientes, Concorrentes e Fornecedores.

Por que estudar o mercado?

1. Tornar seu negócio atraente:
A análise do mercado vai te ajudar a adaptar seus produtos, serviços, instalações e formato de atendimento conforme o perfil e necessidades do seu cliente. Seus fornecedores podem te auxiliar com produtos ou vantagens para os teus clientes.

2. Diferenciar-se no mercado:
A análise te ajudará a entender o que os concorrentes fazem para que possas fazer algo diferente e encantar o cliente.

3. Benchmarking:
O benchmarking é o processo de analisar os parceiros e concorrentes buscando ideias do que pode trazer para a sua empresa em termos de produtos, serviços, formato de atendimento, processos de gestão. Nem tudo precisamos criar do zero, podemos pegar inspirações e moldar a realidade do nosso negócio.

Como fazer essa análise?
Analisar o mercado significa conhecer esses três fatores: clientes, concorrentes e fornecedores. Essa análise pode ser realizada por pesquisa direta ou indireta com cada grupo.
Pesquisa indireta: Realizada pela busca de informações de pesquisas e conhecimentos de outras pessoas confiáveis sobre o mercado que está analisando. Essa pesquisa pode ser em livros ou sites confiáveis na internet de associações ligadas ao seu setor.
Pesquisa direta: Realizada por meio de conversas pessoais com representantes desses grupos (clientes, fornecedores e concorrentes). Pode ocorrer por meio da aplicação pessoal de questionários estruturados, realização de cliente oculto, ligações e visitas.

Clientes
Consiste em entender melhor o perfil de clientes que deseja atender. Quais são características, do que gostam, o que fazem, como consomem nosso produto, com que frequência? O ideal é criar um questionário para pesquisa direta junto aos clientes. Escolha uma amostra que possa dar uma noção dessas informações. Questione sobre as demandas de consumo dos clientes, verificando de que forma a empresa pode se adaptar a essas necessidades.

Concorrência

Entre em contato com seus concorrentes diretos e conheça o que eles fazem. Com concorrentes é muito comum as pesquisa de cliente oculto, ligando ou visitando os locais, conhecendo serviços que realizam, produtos que utilizam, como funciona o atendimento e qual o preço praticado.

Fornecedores
É importante antes de montar seu negócio conhecer seus futuros fornecedores e os produtos que oferecem. Busque identificar os produtos desse fornecedor, preço, condições de pagamento, prazo de entrega, lançamentos que sigam as novas tendências. Você poderá adquirir os produtos de que necessita em lojas da sua região, na compra com representantes locais ou via e-commerce da própria marca. Realize teste nos produtos. Analise as vantagens e desvantagens de cada fornecedor. Esteja preparada com todas as informações sobre fornecedores e acompanhe os novos lançamentos.

Boa sorte na sua análise de mercado!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!