EMPREENDER: Este é o caminho da felicidade?

Na última semana, mais precisamente no dia 20 de março, comemoramos no mundo todo o dia da felicidade. Inspirada nesta data me coloquei a pensar sobre a relação da felicidade e nossas escolhas profissionais.

Fui pensar um pouco no objetivo desse dia e que reflexão isso me trazia. Descobri que a ONU criou essa data para nos fazer refletir sobre a importância da felicidade individual para o convívio harmônico nas comunidades e o bem estar de uma economia.

Bom, e inspirada nessa iniciativa, no dia de ontem me coloquei a refletir sobre o tema e me veio a lembrança muitos alunos e clientes que de repente tem como um insight para sua crise profissional momentânea a propensão para empreender, acredita que encontraram o caminho da sua felicidade.

Dentro do que acreditam ser verdadeiro, mentalizam que empreendedores são pessoas felizes, estão sempre almejando prosperar, atender bem aos clientes, fornecedores, amigos e parceiros. Sorriem mais, se preocupam menos e uma vez que não tem chefes, conduzem suas próprias trajetórias. E, sem esquecer de mencionar na flexibilidade de horários, completando o quadro da felicidade completa.

Mito ou realidade?

É inegável que a trajetória empreendedora traz consigo muitas vantagens que olhadas isoladamente nos ajudam a querer mais seguir por este caminho. O que precisamos analisar é que junto com esse conjunto de vantagens, o empreendedor se depara no seu dia a dia com diversas dificuldades que precisa contornar. Podemos citar alguns como o risco de não conseguir viabilizar sua ideia, não ter mais aquele salário fixo no final do mês, lidar com épocas do ano de pouca venda, crises, inadimplência, treinamento de funcionários, negociação com fornecedores e muitos além da gestão, estão imersos na operação cotidiana da empresa.

E aí,  ser empresário ou continuar no emprego? Qual escolha me trará mais felicidade.

E essa resposta é muito particular. O empresário precisa olhar para dentro de si, fazer sua auto análise, compreenda seu perfil e sua disposição para desenvolver os aspectos necessários no dia a dia do empreendedor. Alguns sortudos já nascem com todas as competências para iniciar seu negócio e ter sucesso. Aos demais, esse é um caminho que se escolhe trilhar e dia a dia é preciso se aprimorar para enfrentar os desafios preparado. Esse caminho te trará felicidade? Esse dia a dia dotado de aventuras te apaixona e encanta?

E DEPOIS DISSO TUDO, QUAL OPÇÃO DE CARREIRA TE TRARÁ FELICIDADE???

Essa resposta é muito simples: DEPENDE. Depende do que te faz feliz.

Deixe suas dúvidas e comentários abaixo que teremos prazer em te responder.
Equipe E2e

0 Comentários

Deixe o seu comentário!